Cultura Organizacional Para Concursos – Preceitos

Estudo de Cultura Organizacional Para Concursos 

Cultura Organizacional Para Concursos é um dos assuntos mais importantes para concursos na área administrativa. Os preceitos são os tópicos mais importantes que o aluno deve dominar quando for responder sua prova de concurso público. O Banco do Brasil pela primeira vez cobrou o assunto em prova, e o aluno precisa está afiado. Não é difícil, basta um pouco de leitura e uma boa resolução de exercícios.

Cultura Organizacional Para ConcursosCultura organizacional é o conjunto de hábitos e costumes, normas e regras que são compartilhados por todos os membros de uma empresa. Ela pode ser antiga ou nova, mas sempre irá receber modificações ao longo dos anos. A cultura organizacional jamais é estática, pois ela vai mudando conforme a empresa vai mudando e as pessoas que a compõe também. Logo, ela é dinâmica e adaptável às mudanças do tempo.

Os componentes da cultura organizacional são:

Premissas – são interpretações pessoas mas aceitas pelo grupo e avaliadas como fatos. 

Normas – são os costumes e rotinas do grupo, aceitadas como regras. Não são da empresa, mas um costume do grupo. Exemplo: toda semana as pessoas pagam para receber um lanche externo. Esta é uma norma.

Poder – capacidade de se conseguir que alguma coisa seja feita. É um dos conceitos mais conhecidos na cultura organizacional e atribuído a grandes cargos em uma empresa.

Ritos e rituais – são os acontecimentos da empresa coletivos, que são organizados pela empresa para os funcionários como confraternizações, treinamentos, promoções, eventos corporativos, dentre outros.

Papéis e responsabilidades – posições de cada um dentro de uma empresa. São os cargos do plano de carreira e as funções de cada um.

Historias e mitos – histórias de funcionários da empresa, contos corporativos. Exemplo: um vendedor que conseguiu acabar com o estoque da loja em um dia. Ele é um mito, e tem sua história.

Estrutura – quadro de funcionamento da empresa. Como funciona sua hierarquia, como ela deve ser projetada.

Símbolos – são atribuições, premiações e status dados. Como uma vaga de carro apenas para diretores, uma sala para diretores, dentre outros.

Sistemas e regras – são as normas a serem seguidas instituídas pela empresa para todos seguirem, obrigatórias.

Valores – são as crenças que já estão na raiz da empresa. Elas estão enraizadas, são em sua maioria antiga 


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