Cultura Empresarial

O que é Cultura Empresarial?

Cultura Empresarial é o conjunto de conceitos que rege uma empresa, tanto em seu âmbito interno como externo, que marcam tanto seu comportamento no mercado como atitudes para enfrentar o mesmo. Este tópico é um dos temas que está relacionado com cultura organizacional, regras que são seguidas tanto entre empresas públicas como privadas. É um dos tópicos de extrema importância para o funcionamento e sucesso de uma empresa. 

Cultura EmpresarialCultura Empresarial varia de empresa para empresa. Os conceitos principais que regem uma empresa com relação de uma Cultura Empresarial do meio privado são: competição, rendimento, bom atendimento ao público, eficiência e lucro(resultado). Estas são características importantes que devem contar no conceito de Cultura Empresarial de uma empresa privada.

Cultura Empresarial é uma associação de valores e normas que a empresa segue para ter seu sucesso no mercado. Na maior parte das vezes a missão da empresa reflete a sua cultura, mas nem sempre é assim. Ela pode variar.

Uma boa Cultura Empresarial pode influenciar no resultado da empresa em seu sucesso no mercado. Na maior parte das vezes é uma boa cultura a responsável por um bom desempenho no mercado. Ela varia de empresa para empresa. Ela também influenciar no comprometimento dos funcionários, o que vai ajudar no sucesso da empresa. Uma Cultura Empresarial forte ajuda bastante na empresa.

Quem Elabora a Cultura Empresarial  de Uma Empresa?

Na maior parte das vezes são seus dirigentes, mas pode ser uma consultoria externa de um profissional da área. Ela é geral, mas cada setor pode ter sua sub cultura. Alguns setores de uma empresa possuem seus conceitos de Cultura Empresarial  próprios que não fogem da missão geral, mas possuem comportamentos diferentes.

Mudar a cultura de uma empresa é possível, mas bem difícil. Isso porque ela está há alguns anos e mudar o comportamento das pessoas pede tempo e por isso é preciso paciência e um processo em etapas.


No comments.

Leave a Reply